Tempestades solares, o fenômeno espacial que preocupa o governo Obama

27/10/2016 19h52 - Atualizado em 27/10/2016 19h52

Tempestades solares, o fenômeno espacial que preocupa o governo Obama

Lançamento de partículas pelo Sol pode atrapalhar telecomunicações terrestres, motivo que levou o presidente americano a determinar a criação de um sistema de defesa.

As tempestades solares liberam grande quantidade de partículas que se espalham pelo Sistema Solar, atingindo até planetas mais distantes, como Plutão (Foto: BBC/Nasa)As tempestades solares liberam grande quantidade de partículas que se espalham pelo Sistema Solar, atingindo até planetas mais distantes, como Plutão (Foto: BBC/Nasa)
A mais nova "ameaça" aos EUA vem do espaço: as tempestades solares.
O fenômeno levou o presidente Barack Obama a baixar um decreto determinando que secretarias e várias agências governamentais tenham um plano para enfrentar o que chama de "evento climático espacial".
Ainda não foi emitido um alerta nem anunciada a iminência de uma grande explosão, mas o governo americano prefere prevenir do que remediar os seus efeitos.
Uma tempestade solar de grande magnitude pode ocorrer em 2020, segundo estudo da Universidade de Denver, publicado na revista científica Space Weather.
O decreto de Obama pede aos órgãos governamentais que criem estratégias a serem adotadas durante quatro meses, antes e depois da ocorrência de um eventual fenômeno climático espacial.
Entenda, a seguir, as implicações do fenômeno.
O que é o 'clima espacial'
Serviços de saúde, transporte e o abastecimento de água podem ser afetados porque tempestades solares são capazes de desativar a rede elétrica aqui na Terra, adverte o decreto presidencial americano.
Ou seja, embora o governo fale em "clima espacial", a verdadeira preocupação é com as consequências terrestres.
A Nasa, a agência espacial dos EUA, explica que o "clima espacial" é determinado por eventos que ocorrem no Sol, como o "vento" que lança no espaço plasma e descargas eletromagnéticas.
O Sol é bem mais do que uma fonte permanente de luz e calor. "O astro banha regularmente a Terra e todo o nosso Sistema Solar com energia na forma de luz, partículas elétricas e campos magnéticos", diz a Nasa.
A liberação de energia está associada às manchas solares, onde ocorrem eventos de grande intensidade (Foto: BBC/Nasa)A liberação de energia está associada às manchas solares, onde ocorrem eventos de grande intensidade (Foto: BBC/Nasa)
Ciclos de atividade solar
O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. As tempestades são causadas pelas manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no astro.
Elas são o mais poderoso fenômeno observado pelos cientistas no nosso Sistema Solar e podem durar de alguns minutos a várias horas.
"Normalmente identificamos uma erupção solar pelos fótons (ou luz) que ela libera", afirma a Nasa.
O perigoso e imperceptível 'vento solar'
Já o "vento solar" é uma rajada de partículas lançadas pelo Sol no espaço a uma velocidade de 3,2 milhões de quilômetros por hora.
Mas como esse "vento" não é frequente e tem densidade baixa, a Nasa destaca que ele é um bilhão de vezes mais fraco que o vento que sentimos aqui na Terra.
 A magnetosfera, o campo magnético da Terra, impede que as partículas solares cheguem à superfície do planeta (Foto: BBC/Nasa) A magnetosfera, o campo magnético da Terra, impede que as partículas solares cheguem à superfície do planeta (Foto: BBC/Nasa)
As partículas liberadas pelo Sol em direção à Terra não atingem a superfície do nosso planeta graças a um escudo magnético - a magnetosfera.
Interrupção de telecomunicações
Mesmo assim, as tempestades solares são capazes de interromper sistemas de eletricidade, satélites, internet e todos os meios de telecomunicações, o que inclui sinais de telefone, rádio e TV.
O fenômeno também pode colocar em perigo voos comerciais, que ficam incomunicáveis nas rotas mais próximas dos pólos Norte e Sul, onde se concentra a maior parte das partículas solares.
Da mesma forma, as naves espaciais podem sofrer danos em componentes eletrônicos importantes, nos painéis solares e nos sistemas ópticos como câmeras e sensores estelares.
Aqui na Terra, estamos protegidos pela magnetosfera, mas os astronautas ficam expostos a extremos de radiação em poucos minutos.
O lado belo das tempestades solares
Mas nem tudo é ruim quando se fala de tempestade solar.
Elas também produzem espetáculos de luz e cor, como as auroras boreais, que podem ser observadas em áreas próximas ao Pólo Norte - como Noruega e Finlândia -, e as raras auroras austrais, que ocorrem no sul do planeta.
A Nasa tem registrado vários eventos atribuídos ao "clima espacial".
Transtornos ao longo da história da Terra
O efeito mais poderoso aconteceu há mais de 150 anos, em setembro de 1859, e foi batizado de Carrington Event (Evento Carrington, em inglês), em homenagem ao astrônomo Richard Carrington.
Na época, estações telegráficas pegaram fogo e as redes sofreram grandes interrupções.
Um estudo de 2008 da Academia Nacional de Ciências dos EUA afirma que, se um evento parecido ocorrer hoje, o impacto econômico seria de dois trilhões de dólares, 20 vezes mais do que o prejuízo causado pelo Furacão Katrina.
Outro evento importante foi o colapso da rede elétrica da província canadense de Quebec, em março de 1989.
Consequência de uma tempestade solar, o defeito num transformador provocou um apagão que durou mais de nove horas e prejudicou mais de seis milhões de pessoas.
A tempestade quase causou uma guerra entre EUA e URSS
O fenômeno também causou um dos momentos mais tensos da Guerra Fria, segundo registro do Smithsonian Institute, dos EUA, considerado o maior museu e complexo de pesquisas do mundo.
Em maio de 1967, as comunicações militares dos EUA foram interrompidas, num episódio que chegou a ser interpretado como um "ato malicioso" que exigia resposta militar à altura.
Por sorte, a Força Aérea americana já tinha um programa que monitorava o "clima espacial" e avisou a tempo que a interrupção tinha sido causada, na verdade, por uma tempestade solar.
E o botão vermelho, que podia iniciar a guerra com a Rússia, felizmente não foi acionado.

tópicos:

veja também


56
comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
recentes
populares
recentes
populares
  • Walter Souza
    há um mês  
    É só um "vento", nada mais, isso sempre aconteceu e sempre acontecerá, claro, talvez um pouco de transtorno ocorra c.o.m.o a própria matéria já disse, mas, será de pouca monta, nada que preocupe muito.

    • julio kraischer
      há um mês
      Um vídeo editado por você....
      • Walter Souza
        há um mês
        Julio, editado por mim? Que é isso, você está me superestimando, e se assim o fosse já teriam descoberto a fraude.
      • Daniel Cegalla
        há um mês  
        Contra os fenomenos solares pouco pode a tecnologia humana do seculo 21. Alias, a inversao do polo magnetico da Terra, esperada para acontecer no futuro proximo, sera um desafio a sobrevivencia de nossa civilizacao.
        • julio kraischer
          há um mês
          Daniel, manda ai um artigo sobre essa inversão.... Afinal são tantas ameaças nessa página que estou até pensando em roubar um banco e passar meus últimos dias numa praia curtindo.... Afinal lá morrerei por tsunami ou pelo sol ou qualquer coisa do tipo de maneira rápida
        • Francisco Gomez
          há um mês  
          É agora vai. Se acontece uma grande tempestade solar. A eletricidade da terra vai e não volta mais. Será um apagão generalizado de meses a fio. Os carros eletrônicos não ligam, bombas de adutoras não funcionam , geladeiras , e tudo mais para. Pense voltaremos a 1.700 a 1.800.E com 7 bilhões de população mundial.
          • julio kraischer
            há um mês
            Verdade Francisco! Vai ser épico, ou para Petropolis, levar minha família e viveremos com água de nascente e viveremos da horta que tem no terreno.... Eu vou adorar!
          • Tales Fernandez
            há um mês  
            Não to nem aí, eu tenho minha bíblia e vou nas missas todo domingo, nenhuma tempestade me atingirá.

            • Rosy Silva
              há um mês
              Pra se salvar vai ter que mudar de planeta. Não existem escolhidos, quem está aqui está subordinado às leis do universo.
              • julio kraischer
                há um mês
                Verdade pessoal, só morre ateu nesse planeta.... Ah, outra notícia! Somos a única espécie inteligente (ou que pelo menos se considera) todo o universo!
              • Luis Lopes
                há um mês
                Eu publiquei a algum tempo o link da Casa Branca do presidente Obama com a ordem executiva para preparação de eventos de clima espacial, é melhor estarmos preparados pois será inevitável. Existe a possibilidade de um colapso nos sistemas de controles de usinas nucleares (não divulgado oficialmente) o que acarretará na contaminação de grandes áreas do planeta. Existem também a possibilidade de ser o Elenin, que pelas profecias de Nostradamus seria entre 2019 a 2024, o que coincidentemente bate com a data prevista pelos americanos para a grande explosão solar, 2020.
                • Thiago Mello
                  há um mês
                  barack obama é o anticristo e a primeira dama na verdade é homem. michael obama.
                  • Thiago Mello
                    há um mês  
                    tempestade solar não é nada, eu quero ver quando começar a chover meteoro. nasa é empresa suja illuminati. estados unidos é a maior meretriz mundial. se houver 3a guerra mundial melhor que o brasil se alinhe com a rússia. jesus está voltando dar a cada um segundo as suas obras. estados unidos vai sumir do mapa rachar ao meio na california com terremoto e depois o mar vai engolir com tsunami igual a atlântida. quem estiver morando por lá que saia e volte pro brasil. brasília será destruída com terremoto também.

                    • Jose Vitorino
                      há um mês
                      profetas hipócritas!
                      • julio kraischer
                        há um mês
                        José Maria!!!!! Estou morrendo de rir com os comentários idiotas kkkkkk Toda vez que entro para ler sobre ciência leio depois os comentários de teorias da conspiração e morro de rir.... Kkkkk
                      • Walter Souza
                        há um mês
                        Já que vocês gostam tanto de falar de fim de mundo, Nibiru, coisas que vêm do céu, já viram aquela nave extraterrestre sugando energia do nosso Sol? Só procurar na net por naves alienígenas próximas ao Sol, e verão, simplesmente é muito maior do que a própria Terra, talvez até essa nave seja o Nibiru que tanto falam, só não é planeta mas uma nave espacial.
                        • Kalil Light
                          há um mês  
                          Agora os americanos belicosos querem destruir o sol?
                          • Sander Phillip
                            há um mês
                            q moral tem o brasil de julgar outros povos? Num país q tem um homicídio a cada 9 min..... e os EUA quem são belicosos.... ....lamentável....
                          • Usuário Sério
                            há um mês  
                            Sol é uma propriedade particular, divina, estatal ou pública ? Quem é o dono do Sol ?

                            • Sander Phillip
                              há um mês
                              o mundo é dos EUA. Por legitimidade e MÉRITO
                              • Jose Vitorino
                                há um mês
                                ??????????????????
                              • Diego Silva
                                há um mês
                                Só estou esperando algum idiota dizer que tempestades solares são culpa do homem também, pois são causadas pelo aquecimento global. kkkk
                                • Diego Silva
                                  há um mês
                                  Preparem os seus guarda chuvas espelhados !
                                  • Eleonel Nascimento
                                    há um mês
                                    O sol e seu gigante poder de destruição, embora acredito que a maior ameaça ao caos nos dias de hoje seriam 3 tipos, o homem com sua ganância e poder de destruição, os tantos vulcões por ai esperando a qualquer momento para agirem, ou algum possível meteoro a exemplo do meteorito que explodiu e impactou a Russia em 20013, causando um grande prejuízo.
                                    • Francisco Gomez
                                      há um mês
                                      Globo seria um belo programa (Globo Repórter) para vocês mostrarem ao povo alienado do brasil. O perigo mora lá em cima.
                                      • Benedito Santos
                                        há um mês  
                                        isso é realmente serio...
                                        • Paulo Braga
                                          há um mês
                                          É o Nibiru ou o Hercóbulus! Não querem assustar a população!
                                          • Francisco Gomez
                                            há um mês
                                            É quase certo, o negócio vai esquentar.
                                          • Cristiane Santos
                                            há um mês  
                                            O problema global.
                                            • Francisco Gomez
                                              há um mês
                                              É o Obama se preocupa , os ingleses também, Russos estão sabendo e Chineses também. Todos tomam providencias sem alardes. E o Brasil? Se preocupa com o carnaval e o besteirol de sempre.
                                            • Claudinei Viesba
                                              há um mês
                                              Um paradoxo do pretérito imperfeito Complexo com a Teoria da Relatividade Num momento crucial Um sábio soube saber que o sabiá sabia assobiar E quem amafagafar os mafagafinhos Bom amafagafigador será
                                              • Rodolfo Dias
                                                há um mês  
                                                O nordeste tão falado pelo molusco não vai sofrer nada com a interferencia solar em 2020. Não tem energia elétrica nem água logo nada afeta o que sempre foi afetado !

                                                • Izaael Andrade
                                                  há um mês
                                                  Mas vocês viram a foto da aranha gigante voando em direção ao sol?
                                                  • Izaael Andrade
                                                    há um mês
                                                    Carlos Patifer, tu humilhô o rapz, égua!!!!
                                                  • Renon Dias
                                                    há um mês
                                                    O mundo vai acabar em fogo this time
                                                    • Durangokid
                                                      há um mês
                                                      para esse pessoal que vive com a tv ligada assistindo filme de ficçao , parece mentira , porem , nao é ! sem contar as catastrofes terrestres que se aproximam.
                                                      • Vagalumeluz
                                                        há um mês  
                                                        E OSAMBA fala serio o que preocupa seu GOVERNO NAO SAO as TEMPESTADES SOLARES mas o PLANETA X e ele vai te PEGAR NEM as suas CAVERNAS vao te SALVAR kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e FIM QUEM sabe O LADO ESCURO DA LUA kkkkkkkkkkkkkkkk
                                                        • Cassin
                                                          há um mês
                                                          solta o preso ..........tosse,tosse,tosse
                                                        • Leandro
                                                          há um mês
                                                          Caro redator da matéria ; melhor você retirar esse monte de besteira que foi publicado , esta totalmente fora dos termos científicos.
                                                          • Maiden
                                                            há um mês
                                                            Deus destruiu o mundo com água, agora todos nós vamos sentir na pele o que realmente é uma destruição por FOGO!
                                                            • Paulo Reis
                                                              há um mês
                                                              A preocupação maior dele é o fato dessas particulas prejudicarem sistemas militares de drones, misseis, comunicação entre tropas etc
                                                              • Deathcon1
                                                                há um mês  
                                                                É sério e o mundo pode ficar meses sem energia se acontecer uma grande tempestade. Alguns achem isso besteira, brincadeira, mas não é.
                                                                • Marcos Fontana
                                                                  há um mês
                                                                  Detalhe, sem energia, sem água potável porque as bombas são elétricas, sem alimentos a não ser os não perecíveis, sem comunicação, sem meios de locomoção. Detalhe, aconteceu se não me engano em 1859 um evento deste. Se for forte, se traduziria em morte de milhões na certa.

                                                                Comentários