Pular para o conteúdo principal

A Terra passará por 6 dias de escuridão?

A Terra passará por 6 dias de escuridão?

Você recebeu um e-mail, viu um link compartilhado ou mesmo alguém te alertou.

- Cara, a Terra passará por um período de 6 dias de escuridão!
- Ah é? Esqueceram de pagar a conta?
- É sério, cara! A NASA confirmou! É uma tempestade solar, tem um site falando sobre isso! A tempestade vai lançar uma grande nuvem de poeira sobre a Terra, causando uma escuridão que vai durar seis dias! Não vai ser o fim do mundo, mas vai causar medo, terror e o caos! A NASA falou, pode acreditar.
- Hmmm, sei não. Deixa eu ver o quê o Observatório tem a dizer sobre isso...

Opa, aqui estamos!

Pois é, essa história está se alastrando pelas redes sociais principalmente e algumas pessoas já me procuraram para saber do que se trata. Em uma palavra: lixo!

O tal "alerta" da NASA teria sido divulgado numa conferência ocorrida no meio de outubro. Nesse comunicado, cientistas da agência espacial americana estariam alertando para a ocorrência de uma tempestade solar violenta que lançaria uma gigantesca nuvem de poeira sobre a Terra. Com isso, entre os dias 16 e 22 de dezembro, a Terra estaria imersa em profunda escuridão.

Primeiro aos fatos.

Nenhuma tempestade solar causa a formação e muito menos o lançamento de poeira. Existem episódios de Ejeção de Massa Coronal (CME em inglês) quando o Sol libera uma pequena nuvem de gás para o espaço, mas o gás não tem poeira, não produz poeira e mesmo que atinja a Terra, não escurece o céu. Tanto a matéria ejetada pelo Sol numa CME, quanto a radiação emitida numa explosão solar são barradas pelo campo magnético da Terra ou pela alta atmosfera, que atuam como um escudo. Nada disso vai causar qualquer efeito na superfície, ou seja, nenhuma chance de um evento desses levantar a poeira do solo para produzir a escuridão citada.

Outra coisa, para percorrer a distância entre o Sol e a Terra em 2 meses, de acordo com o alerta, a tal nuvem de poeira teria que se deslocar a uma velocidade de 28 km/s. Isso não é nada em termos do vento solar, que tem valores médios de 400 km/s. Com uma velocidade tão baixa é provável que essa nuvem nunca se desprendesse do Sol, seja ela composta de poeira, de gás ou de qualquer coisa. Para se libertar da atração gravitacional do Sol qualquer coisa precisa ter uma velocidade mínima de 618 km/s.

De argumentos científicos já está bem explicado, mas se alguém tiver a curiosidade de fuçar mais um pouco e chegar no site que publicou o tal alerta vai ver coisas interessantes. Os caras se embananam na hora de converter o número de dias e as horas correspondentes que vai durar o período de escuridão. Fazendo as contas, dá 3 dias, depois dá 9 dias e o anúncio fala em 6. Perdido num cantinho tem uma nota dizendo que o site é "uma combinação de uma notícia chocante real e entretenimento satírico para manter os visitantes em estado de descrença." Sem falar no fato que esse "alerta" já foi dado em 2011, foi requentado para o fim do mundo em 2012 e voltou agora em 2014.

Como eu havia dito, lixo!

Talvez esse boato tenha sido re-requentado por causa de uma notícia, verdadeira, a respeito do Sol. Por esses dias, foi muito comentado o surgimento de uma gigantesca mancha solar. Chamada de AR 2192, a mancha tem aproximadamente o tamanho de Júpiter! Em condições favoráveis, seja com o uso de filtros apropriados, ou naquelas horas do por do Sol em que ele fica bem vermelho, já próximo do horizonte, a mancha podia ser vista a olho nu. Essa foi a maior mancha solar já registrada desde 1990!
Reprodução


O Sol tem um ciclo de atividade magnética bem conhecido com um período de mais ou menos 11 anos, alternando períodos de máximos e mínimos. Esse períodos podem ser verificados através do número de manchas solares, por exemplo. Mas os últimos ciclos têm sido muito esquisitos, o Sol parece que não está seguindo o roteiro.

As manchas solares são região ativas do Sol e podem proporcionar eventos violentos, como eventos rápidos e violentos de alta energia e CMEs, mas em nenhum dos casos há formação ou ejeção de poeira. Uma região ativa como a AR 2192 poderia ter causado uma tempestade magnética e tanto, tivesse ela sofrido uma erupção violenta. Nas aqui na Terra não seríamos afetados diretamente, como eu já falei, o campo magnético terrestre e a atmosfera nos blindam desses eventos, mas certamente sentiríamos os efeitos dessa explosão de modo indireto.

Nossa vida é profundamente dependente de equipamentos elétricos e eletrônicos. Uma tempestade magnética muito intensa colocaria em risco os satélites em órbita da Terra. Sempre que há algum risco em potencial, alguns satélites são colocados em hibernação, desligando todos os sistemas não vitais para tentar preservar a eletrônica. Os telescópios espaciais fazem isso sempre. Mas alguns satélites não podem se dar ao luxo disso, como os satélites de comunicação e os de GPS. Num evento muito energético, como uma explosão de classe X que esteja voltada diretamente para a Terra, correríamos o sério risco de ficar sem comunicação via satélite e perderíamos o posicionamento via GPS. Mais do que bagunçar a procura por aquele restaurante bacana escondido em uma ruazinha perdida na sua cidade, aviões e plataformas de petróleo ficariam literalmente à deriva. Até mesmo comunicações via rádio de alta frequência seriam afetadas, causando um blecaute em rádio. Estações e redes de transmissão de eletricidade em países muito ao norte ou ao sul do planeta poderiam ser danificadas.

Muito catastróficas minhas previsões? Nem tanto, isso já ocorreu em menor escala no passado, tipo a década de 1990, quando nossa dependência desses sistemas era bem menor e por isso os efeitos não foram tão percebidos. Mas nós quase passamos por isso recentemente!

Em julho de 2012 aconteceu uma super tempestade solar, a maior em 150 anos. A nuvem de matéria ejetada pela CME passou muito perto da Terra, mas não a atingiu. De acordo com um estudo publicado por Daniel Baker da Universidade do Colorado em dezembro de 2013, se essa CME tivesse atingido a Terra, estaríamos juntando os cacos até hoje! Muito provavelmente teríamos perdido uma boa pare dos satélites de comunicação e até mesmo a internet teria sido derrubada.

Felizmente a AR 2192 já está fora da nossa linha de visada e já não oferece nenhum risco. Em poucos dias, por causa da rotação do Sol, ela vai para a parte de trás dele e deixará de ser vista. Como o período de rotação do Sol é de 25 dias, no final de novembro vamos ver se a AR 2192 ainda se mantém, mas o certo é que nem ela, nem outra mancha vai fazer a Terra imergir em um período de escuridão total. Avisa lá o seu colega que está espalhando o boato que ele pode ficar
fechar
248
comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.


  • Daniel
    há 2 anos
    Eu acredito tomare que aconteça isso para eu não ir pro colegio e nem trabalhar                   
  • Scott Pilgrim
    há 2 anos
    impressionante como a galera acredita em tudo que lê na internet ..
  •  
  • Marloure Lima                       
  • há 2 anos
    Não vejo nem um link da NASA informando esta notícia ou falando algo do gênero. Muito vaga a notícia                   
  • Big Satuo
    há 2 anos
    Entendi, mas tem muita coisa acontecendo que não são revelada pelos cientistas, e se essa for apenas uma explicação para não causar pânico? A verdade é que tudo que o ser humano faz é destruir e agir como se nunca fosse haver uma consequência... Levam tudo na brincadeira ou com uma total falta de responsabilidade na busca de poder, riqueza e facilidades.
    • Emileny
      há 2 anos
      Se for pra acontecer acontecerá como que deus qiser da votade, dele (sim) está escrito na biblia isso mais ninguem iu a data não é mesmo? okay E muitas pessoas confiam nisso e vcs brincando com issso .. isso é coisa seria
      • Titu Lomba
        há 2 anos
        Na minha opinião , esses cientistas só tem suposições , nada de concreto ...
        • Gustavo Semenuk
          há 2 anos
          vi em um site que começa 25 de janeiro e são apenas dois dias pelo que eu saiba
          • Robson Vargas
            há 2 anos
            Entendo os argumentos, mas considere que existam mais mistérios entre o ceu e a Terra do que a sua vã filosofia, possa supor! Então eu questiono, e se o que vemos no céu durante o dia não venha a ser o sol, mas um grande espelho ou reator (Tokamak) que terá que ser protegido destas explosões e por isto ficaríamos na escuridão por algum período para resguardar a "grande lâmpada".
            • Amanda
              há 2 anos
              Estão falando que agora é em 2015
              • Victor Oliveira
                há 2 anos
                mentira
                • Raimundo Neves
                  há 2 anos  
                  Ah, fala sério! Não que acredite em todo lixo que vejo na internet. Mas daí a falar em rotação do sol"!!! Será que eu fui ensinado errado na escola? Que eu saiba, pelo menos até aqui, é a Terra que gira em volta do Sol, e não o sol que possui rotação. Tudo bem em querer desmentir os "lixos", tudo o que não precisamos no momento é de uma humanidade mais apavorada do que de costume. Mas devemos ter cuidado de, ao fazê-lo, não criar novos "lixos".

                  • Rafael Silva
                    há 2 anos
                    Errado se voce aprendeu isso Raimundo não aprendeu de chega, O Sol possui um período de rotação diferencial: enquanto a região equatorial gira uma vez em cada 25 dias, a matéria nos pólos fá-lo uma vez em cada 36 dias, o que se pode comprovar ao acompanhar o movimento das manchas solares em diversas latitudes.
                    • Fred
                      há 2 anos
                      kkkkkkkkk essa e boa vei, ele acha que o sol é estatico kkkkkk!!!!
                    • Diego Pereira
                      há 2 anos  
                      FLUMINENSE ENTRA COM RECURSO E DIMINUI DE SEIS PARA DOIS DIAS DE ESCURIDÃO.
                      • Victor Lima
                        há 2 anos
                        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
                      • Vanderson Lima
                        há 2 anos  
                        O que deveria estar discutindo é como, por exemplo, existe um equilíbrio perfeito entre os planetas e o sol, como existe um equilibrio perfeito entre os órgãos do seu corpo, como tudo surgiria do nada? não sei responder, nenhum de vocês sabe, há coisas que a ciência não explica, aí entra a fé!
                        • Fábio
                          há 2 anos
                          Na real não tem um equilíbrio entre os planetas e o sol. Eles só estão estáveis.
                        • Jaime Sanos
                          há 2 anos
                          Vou preparar minhas lanternas e estocar muitas velas!
                          • Gc Marcos
                            há 2 anos
                            Veio essa questão na minha escola no Saresp sobre translação da terra e do sol acho que acertei :D
                            • Augusto Galvão
                              há 2 anos
                              Sei não! Com a Dilma reeleita tudo pode acontecer!
                              • G. Damphousse
                                há 2 anos  
                                Golpistas do PSDB tentando dar um golpe no sol e escurecer a Terra .
                                • Douglas Paiva
                                  há 2 anos
                                  eles querem privatizar o sol tambem
                                • Celso Loos
                                  há 2 anos
                                  Graças a deus vc me alertou. Eu já tava pensando em comprar 10 réguas de energia para "produzir" eletricidade a partir dela mesmo, como "mostra" outro video engana bobo que circula essa semana.,
                                  • Carlito
                                    há 2 anos
                                    ....................
                                    • Carlito
                                      há 2 anos  
                                      aceitem ou não, podem ter certeza... JESUS está prestes a voltar... feliz é quem CRÊ e obedece as palavras do SENHOR... esse sim verdadeiramente é livre... quem não quer ser mais escravo de satanás é tempo de se libertar... enquanto há vida há esperança. fica ai a dica
                                      • Catarina Bessa
                                        há 2 anos
                                        você é estupido? :o
                                      • Marloure Lima
                                        há 2 anos
                                        Não vejo nem um link da NASA falando deste assunto ou de algo do gênero. Assim fica um pouco vaga descrente a notícia. :p
                                        • Marcia Silva
                                          há 2 anos  
                                          Não me abalo e nem me surpreendo com nada, pois sirvo a Deus desde minha infância e sei que sua vinda esta próxima. Todo aquele que crer e for batizado de acordo a sua palavra e for fiel aos seus mandamentos, será salvo. Mas todo aquele que não crer será condenado a perdição e eterna. Estamos vivendo o apocalipse, tudo o que nos resta e só pedir a misericórdia de Deus em nossas vidas.

                                          • Antonio Silva
                                            há 2 anos
                                            Gabriel Souza a critica esta baseada no comentário e se vc ou outra pessoa não gosta ou não aceita ser criticado não escreva aqui ou melhor não escreva asneiras. A critica não esta impedindo ninguém de acreditar no que bem entender pois eh apenas uma critica. Os fanáticos religiosos em geral são muito sensíveis qdo são criticados, mas estão a todo momento criticando e julgando outras pessoas que não participam de suas superstições religiosas. abcs.
                                            • Gabriel Souza
                                              há 2 anos
                                              Blz então fique na paz.
                                            • G. Damphousse
                                              há 2 anos
                                              Valeu , Cassio , pelas informações . Eu não aguentava mais a minha mulher apavorada pensando no pior , e espalhando terror aqui pela vizinhança.
                                              • Rubens Arruda
                                                há 2 anos
                                                Parabéns pela matéria sempre boas informações em seu blog. Continue assim.
                                                • Rodrigo Cunha
                                                  há 2 anos  
                                                  Se uma tempestade solar for muito forte podemos ficar no escuro sim mas não sem a luz de nossa estral e sim pelo que pode fazer com nosso sistema eletrico e nosso satelites energia super carregada pode estourar transformadores e geradores. Agora simplesmente desligar o sol por 6 dias ai já é demais.
                                                  • Jose Arlindo
                                                    há 2 anos
                                                    concordo amigo e pensei justamente sobre isto tambem ao saber desta noticia

                                                  veja todos os posts

                                                  Comentários