Pular para o conteúdo principal

O QUE É AEROGRAFIA?

AERÓGRAFO, ESSE INCOMPREENDIDO

De princípio tão antigo quanto as pinturas rupestres, o aerógrafo é a mais incompreendida de todas as ferramentas de pintura, pois apesar dos inúmeros recursos que oferece, permanece relegado a um segundo plano nos ateliers e estúdios. Por incrível que pareça, há mais confeiteiros, tatuadores e pintores de veículos utilizando o aerógrafo do que ilustradores.
Talvez o elevado custo e a lenta curva de aprendizado justifiquem o pouco interesse que desperta entre ilustradores brasileiros. Ainda mais recentemente, a chegada de softwares de autoria como o Photoshop, com a facilidade do ctrl-c praticamente extinguiu seu uso no país.



Estou convencido que, por natureza, o aerógrafo não se adapta bem ao processo critativo do brasileiro por impor à espontaneidade, a rígida disciplina do planejamento.

O primeiro aerógrafo foi patenteado em 1893 por Charles Burdick, um aquarelista inglês. Até meados do século XX, seu uso praticamente reduzia-se ao retoque de fotografias, para acentuar a definição e contraste – em geral, para corrigir luzes e sombras difíceis de reproduzir fielmente com as câmeras da época.

Nos anos 30, com a popularização do off-set, as primeiras aerografias ganhavam as ruas estampadas em cartazes publicitários, capas e anúncios em revistas; revelando ilustradores pioneiros como Bayer, Masseau, McNIght Kauffer, Cassandre, Brodovitch e Petty, entre outros.



Nos anos 40, com a virada estética por um maior realismo, a aerografia ganha rápida popularidade, talvez por trazer uma ilusão de profundidade e harmonia a um mundo estruturalmente abalado por uma guerra sanguinária e disseminada.

Ao final da Segunda Guerra Mundial, decresce a popularidade do aerógrafo: os olhares voltam-se para formas simétricas e cores chapadas, quase minimalistas. Os artistas voltam basicamente ao trabalho de retoque de onde só vão voltar a sair em meados dos anos 60, com o advento do POP e seu impacto revolucionário nas artes e na sociedade. A década revela gigantes como Michael English, Willardson, Charles White III, Philip Castle e Pater Sato.



Mas é mais um modismo, e logo o aerógrafo volta a ocupar um lugar secundário no cenário das artes, sendo visto mais como uma ferramenta de uso “técnico”, do que “criativo”.

Trabalhar com aerografia é um processo não tão lento quanto laborioso: as superfícies e tintas necessitam cuidado na preparação, e o próprio manejo do aparelho representa um desafio à parte. Não bastasse isso, a obra em si precisa ser previamente planejada nos mínimos detalhes.

Manejo do Aerógrafo

Deve-se empregar o aerógrafo num ângulo de 45 a 80 graus do papel. Com a prática, você encontrará a posição mais confortável e aprenderá a fazer uso das diferentes inclinações para obter efeitos variados.

O botão de controle, que dosa as saídas de ar e tinta deve ser manejado com o dedo indicador, e tem dois movimentos:

Para baixo – controla a saída de ar. Quanto mais pressionado, maior a abertura.

Para trás – controla a quantidade de tinta. Quanto mais para trás, maior o jato.

A maioria dos aerógrafos é dotada de um anel interno que permite regular o fluxo de pintura no nivel desejado.



Antes de acoplar o depósito de tinta, deve-se acionar o compressor e soprar um pouco de ar pelo bocal para comprovar que está limpo e desobstruído.

Após esse procedimento, encaixe o depósito para começar a pintar. Nunca começe a pintar direto no seu original: tenha à mão uma folha qualquer, e inicie sempre o jato sobre ela, aproveitando para dosar o ar e a tinta até obter o jato desejado. Só então desloque suavemente o jato para o ponto onde deseja começar a pintura em seu original.





Cuidados no Uso do Aerógrafo

Além da preparação e planejamento prévio da obra a ser executada, trabalhar com aerografia requer alguns cuidados básicos:

Tintas – aquarelas líquidas são especialmente indicadas para se trabalhar transparências e veladuras com o aerógrafo. Gouaches também podem ser empregadas, mas é preciso diluí-las com cuidado para evitar tanto entupimentos resultantes de misturas muito espessas como cuspidas, resultantes de misturas excessivamente aquosas.



Papel – papéis muito porosos, como os empregados em aquarela não são dos mais recomendáveis para trabalhos de precisão ou que requeiram o uso de máscaras por serem mais propensos a borrões e infiltrações.

Máscaras – embora o uso de recortes em papel vegetal seja bastante comum, é preciso estar atento à inclinação do jato de ar para evitar vazamentos indesejáveis. Prefira máscaras adesivas para grandes superfícies (você pode recortar as áreas que deseja vazar usando um estilete), e líquidas a base de látex para a cobertura de pequenos detalhes (máscaras líquidas são aplicadas com pincel).



Umidade – pouco referida nos livros técnicos, a umidade do ar é uma grande inimiga do aerografista: gotículas de água vão se acumulando ao longo do cano do compressor, e imprevisivelmente saem na forma de desagradáveis (e irreparáveis) “cuspidas” na superfície que você está trabalhando. Procure sempre trabalhar em ambientes com baixa umidade.

Inalação – procure usar uma máscara protetora para evitar a inalação dos vapores, que se concentram no nariz podendo chegar aos pulmões.



Limpeza – mantenha seu equipamento sempre limpo: ao final de cada dia ou trabalho, após a limpeza do recipiente de tinta, encha-o com 10ml de água, e acione o aerógrafo contra um pano até que o jato saia limpo. Cubra sempre a mesa de trabalho, as paredes próximas e o chão com jornal ou papel pardo.


Postagens mais visitadas deste blog

Pintor de faixas, placas e pinturas artísticas

Boa tarde internautas, ofereço a todos os que se interessem os meus serviços na área de comunicação visual, Fazemos, Placas Publicitárias, Paixas para Propaganda e outros eventos em geral, pinturas artísticas com temas diversos, criações em artes visuais e efeitos especiais, em pinturas e artes digitalizadas. Postagem feita por mim Pintor Coelho, meu WhatsApp: 61 99339-7566, E-mail:pintorcoelho@gmail.com 

Letreiros em murais, portas de lojas e oficinas

   Pintura de Letreiros e Desenhos em portas de lojas  Letreiros em geral, Placas de sinalização,  Pinturas de demarcação de pisos e quadras poliesportiva. Meu nome é Pintor Coelho, e atendo pelo WhatsApp 61 99823-4421/9.9815-5812 ou e-mail: pintorcoelho@gmail.com 

Pintura Artística em Lanchonete

 Bom dia, estou fazendo uma pintura Artística na Lanchonete Recanto Nordestino, trabalho feito por mim Pintor Coelho em novembro de 2023. Entre em contato comigo pelo número de WhatsApp 61 99815-5812, caso queiram solicitar os meus serviços Artísticos. Trabalho com pinturas em geral, Artes Visuais em paredes,  Murais Murais portas de lojas. Meu Instagram é @paintorcoelho.aerografia, e meu canal no YouTube é @jlcoelhopinturas