História do Pentecostalismo no Brasil
O Primeiro momento, também chamado de pentecostalismo clássico,apareceu no Brasil na década de 1910, com a chegada da Congregação Cristã do Brasil (1910) e Assembléia de Deus (1911). O segundo momento, nas décadas de 1950 e 1960, com a Igreja Quadrangular (1951), Brasil para Cristo (1955) e Deus é Amor(1961), surgido na região paulista;O terceiro momento, também chamado de Neopentecostais, surge entre 1970 e 1980, com as igrejas, Universal do Reino de Deus(1977) e Igreja Internacional da Graça de Deus (1980), surgido na região do Rio de Janeiro.
O termo Pentecostalismo3deriva da palavra Pentecostal, que por sua vez vem de Pentecostes, que é a ação do Espírito Santo manifestado no ser humano através da glossolalia (dom de línguas), curas, exorcismos e profecias, sempre quando é realizado um dos sete sacramentos. Cinquenta dias após a ressurreição de Cristo é comemorado o Dia de Pentecostes. No Livro dos Atos (ver capítulo 2),está a narrativa sobre esse evento onde o Espírito Santo se manifestou em Jerusalém
A semente do pentecostalismo já estava semeada no protestantismo norte-americano desde o século XVIII, com os movimentos aviva listas, que acreditavam na promessa do “derramamento do Espírito Santo”
Assembléia de Deus e a Congregação Cristã no Brasil são consideradas as primeiras igrejas pentecostais clássicas em solo brasileiro. Clássicas porque,segundo Janaína da Silva (SILVA. [s/d])“foram as precursoras de todo surgimento pentecostal, em que a emoção predomina em seus cultos e não a “racionalidade”dos protestantes históricos4”.
Um breve histórico sobre a congregação cristã no brasil
O Fundador: Luis Francescon nasceu em 29 de março de l866, em Cavasso Nuovo, província de Udine, Itália. Após o serviço militar, imigrou para os E.U.A., para a cidade de Chicago, Estado de Illinois em 1890. Rapidamente entrou em contato comas famílias italianas ali presentes, e cunhou um termo chamado “Fé Valdenses”. A“Fé Valdenses” tinha alguns preceitos básicos: A Bíblia, notadamente o novo testamento, contem todas as regras de vida. Dessa forma, as interpretações sobre os seus textos eram feitas de forma literal. Não há estudos direcionados, apenas o que “Deus revela”. Uma vez por ano se faz a celebração da Santa Ceia, realizada em conjunto. Esses preceitos ainda hoje são realizados. No mesmo ano de 1890,conhece Miguel Nardi, e foi com ele que Luis começou a ter conhecimento sobre outra doutrina sobre o evangelho de Jesus. Em 1891, ele acaba convertendo-se ao protestantismo. Em março de 1892, junto a outros protestantes liderados por Nardi, fundaram a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana, neste momento Francescon torna-se diácono, e após alguns anos, ancião da nova igreja.
O Afastamento da Igreja Presbiteriana: Filippo Grilli, então pastor da Igreja Presbiteriana Italiana, viaja para a Itália.Coube a Francescon presidir à reunião do domingo, dia 6 de setembro de l903. Com essa oportunidade, ele falou sobre uma revelação que havia acontecido há 9 anos sobre O Batismo. Após discursar sobre esse assunto, convidou a todos os membros da Igreja Presbiteriana para assistir ao seu batismo por imersão. Vinte e cinco pessoas presenciaram o batismo, destes, dezoito também foram batizados. Após achegada do Pastor Filippo Grilli, Francescon pediu o seu afastamento daquela Igreja, e o grupo que foi batizado, juntamente com ele, fez o mesmo. Assim, após todos se desligarem da igreja, estabeleceram uma pequena comunidade protestante livre, encontrando-se na casa uns dos outros para fazer seus cultos e orações.
A igreja foi fundada pela primeira vez na cidade de São Paulo, em 1910, pelo missionário italiano Louis Francescon, que acabava de chegar dos Estados Unidos,local onde ele havia tornado-se missionário protestante. Depois de haver passado pela Argentina, dirigi-se ao Brasil no dia 8 de março de 1910. Já no segundo dia da sua estadia em terras brasileiras, Francescon encontra Vicenzo Pievani, outro italiano protestante e junto a ele pregam o evangelho em plena Praça da Sé, no centro de São Paulo. Como o trabalho na Sé não rendeu frutos, o missionário deixou São Paulo com destino ao Paraná e lá chegando no dia 20 de abril do mesmo ano. Foi lá onde se estabeleceu o primeiro grupo de pentecostais no Brasil.
No dia 20 de Junho retorna a São Paulo onde passa a fazer novas pregações e dessa vez consegue alguns adeptos oriundos de outras igrejas, como Metodistas,Batistas e até Católicos Romanos. É dessa aglutinação que surge a primeira“Congregação Cristã”no país. A partir de então a igreja só iria crescer, espalhando-se por onde houvesse colônias italianas. Em Sete de Setembro de 1964, na cidade de Oak Park, nos EUA, Louis Francescon falece deixando como seu legado a segunda maior religião pentecostal do Brasil
A Expansão: A expansão pentecostal no Brasil não é um fato recente, a mais de meio século isso vem acontecendo. Hoje no país existem em torno de trinta milhões de evangélicos. Abrangendo todas as classes sociais e estendendo-se pelos campos políticos partidários, editoriais, midiáticos, assistenciais e de produtos religiosos. Seus adeptos deixaram de ser apenas a classe baixa; a classe média e alta também passaram a compor esse quadro de fiéis.
Na década de 1940, os evangélicos somavam apenas 2,6% da população brasileira. Em 1960 passaram para 5,2%, em 1980 6,6% e em 2000 eram 15,4%,ano que se somavam26.184.941 de pessoas, segundo o Censo 2000. Os evangélicos estão distribuídos desigualmente pelas regiões brasileiras. O Norte e o Centro-Oeste têm 18,3% e 19,1% respectivamente, são as regiões em que os evangélicos mais se expandem. O Sudeste ainda mantém-se como um dos mais importantes centros da expansão evangélica, com 17,7%. O Nordeste tem apenas10,4% de evangélicos, por ter uma presença católica muito forte, é a região de mais difícil penetração protestante, enquanto Sul apresenta uma baixa porcentagem decrescimento evangélico, onde se concentra o luteranismo. É importante ressaltar que as igrejas Assembléia de Deus, junto com a Congregação Cristã no Brasil e a Universal do Reino de Deus, juntas somam 74% dos evangélicos, algo em torno de13 milhões.
Protestantismo histórico, pentecostal e neopentecostal
Na América Latina, existem alguns termos para designar as diferentes denominações protestantes, como IGREJAS PROTESTANTES HISTÓRICAS, que são: Luterana,Presbiteriana, Congregacional, Anglicana, Metodista, Batista e Adventista; as IGREJAS PENTECOSTAIS: Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Brasil Para Cristo, Evangelho Quadrangular, Casa da Bênção, Deus é Amor; e, as NEOPENTECOSTAIS: Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus, Sara Nossa Terra e Renascer em Cristo. Diferentemente do protestantismo histórico, os pentecostais pregam a crença na contemporaneidade dos dons do Espírito Santo, que são os dons de línguas, a cura de enfermos, as bênçãos enviadas por Deus, a expulsão de demônios e a realização de milagres.Além disso, mantêm-se apolítica e rechaça o evangelismo eletrônico, musical e editorial. Em suma, prega práticas do cristianismo primitivo.
Comentários
Postar um comentário
DEIXE AQUÍ SEU COMENTÁRIO...